Microsoft mostra como HoloLens pode ser usado como tradutor instantâneo

Como um aparelho de realidade mista, normalmente é difícil que as apresentações do HoloLens consigam “assombrar” aqueles que as assistem, pois a tecnologia é muito mais interessante para quem está usando do que para quem está apenas vendo. Mesmo asisim, durante o evento Inspire, a Microsoft finalmente conseguiu realizar uma demonstração do aparelho que deixou todos os presentes de queixo caído.

No palco do evento, Julia White, vice-presidente corporativa da Microsoft, utilizou o HoloLens para “conjurar” uma miniatura dela mesma, que logo depois assumiu o tamanho real da executiva e, utilizando a própria voz de White, falou com os presentes na apresentação em japonês, mesmo que essa não seja uma das línguas conhecidas pela executiva.

O holograma “tradutor” foi criado com a junção das tecnologias de realidade aumentada do HoloLens e de inteligência artificial do Azure. Além disso, ele combinou ferramentas de escaneamento em profundidade 3D e de tradução assistida por IA para não apenas criar uma cópia virtual perfeita da executiva, mas também capturar exemplos de sua voz e padrão de discurso. O resultado: um modelo que não apenas se parece, mas também soa como White falando em outra língua.

Ainda que, por enquanto, esse processo não seja algo que pode ser feito por qualquer pessoa e exige acesso a equipamentos profissionais para que tudo dê certo, especialistas acreditam que a tecnologia que permitiu isso com o HoloLens esteja presente nas próximas gerações de smartphones que surgirão ao longo da próxima década, permitindo que não apenas tenhamos um software de tradução instantânea (como já é feito hoje pelo Google Assistente, por exemplo), mas uma tradução instantânea que soe exatamente como nós mesmos falando outra língua. Outra possibilidade é que essa tecnologia nos permita aparecer em vídeos palestrando em línguas que não conhecemos.

Fonte: VentureBeat

Valorant