Geminídeas: Saiba como ver a última chuva de meteoros do ano

A Geminídeas, uma chuva de meteoros que ocorre todo ano entre os dias 9 e 16 de dezembro irá marcar mais uma visita, o evento terá seu pico entre sexta-feira (13) e sábado (14), o melhor horário para observar o fenômeno será na parte da madrugada entre os dois dias, a chuva de meteoros faz parte dos detritos do asteroide 3200 Faetonte.

Essa será a última chuva de meteoros de 2019 e vale muita apena ver, a grande expectativa é que o pico chegue a cerca de 80 meteoros por hora, porém, a Organização Internacional de Meteoros (IMO) disse que a luz da Lua, próxima à sua fase Cheia, deve ofuscar um pouco os detritos que geram menos brilho, porém, mesmo assim, é possível que se veja até cerca de 20 meteoros por hora.

Como Observar

Não será necessário nenhum objeto de observação, como telescópico por exemplo, já que os meteoros da Geminídeas são bastante brilhantes que podem ser vistos a olho nu. O Evento acontecerá próximo a constelação de Gêmeos, que fica em um ponto um pouco acima do leste.

A Previsão é que o pico do evento aconteça mais ou menos as 23h (horário de Brasília) na noite de hoje (Sexta-feira 13) o ponto de onde os meteoros parecem estar vindo, estará bem alto no céu para quem mora na região Sudeste do Brasil, já para quem mora na região Norte o pico será um pouco mais cedo já para o Sul um pouco mais tarde.

Fontes/Via: CanalTech, Uol
Imagens: Socientifica
Valorant