Fortnite é Retirado da App Store e Google Play

A Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, decidiu conceder 20% de desconto permanente para os jogadores que comprarem V-Bucks – Sistema financeiro do Jogo – diretamente com ela, porém, tanto a Google quanto a Apple não gostaram muito da ideia, uma vez que, a Epic estaria contornando cerca de 30% do pagamento de taxas que seriam direcionadas tanto para Play Store quanto a App Store.

A Apple logo de cara decidiu remover o Jogo da lista da App Store, por meio de uma nota oficial a Apple disse que “eles se beneficiariam de nosso ecossistema por uma década e aceitaram os termos de uso” e que “ficava feliz pela Epic Games ter construido um negócio de sucesso na App Store”

“Eles se beneficiariam de nosso ecossistema por uma década e aceitaram os termos de uso. Ficamos felizes que tenham construído um negócio de sucesso na App Store. Suas iniciativas, entretanto, não alteram as nossas, que visam manter a segurança para todos os usuários. De qualquer forma, queremos auxiliar na resolução desse conflito e trazer Fortnite novamente à nossa loja.”

Disse a nota oficial da Apple contra o Fortnite
Fortnite é Retirado da App Store e Google Play (Fonte: Reprodução/Epic Games)

Epic Games apresenta sua Defesa

A Desenvolvedora do Fortnite apontou em sua defesa que diversos Apps realizam a prática de pagamentos diretos, ambos aprovados pela App Store:

“[…] milhares de aplicativos na App Store aprovados pela Apple aceitam pagamentos diretos, incluindo opções comumente usadas, como Amazon, Grubhub, Nike SNKRS, Best Buy, DoorDash, Fandango, McDonalds, Uber, Lyft e StubHub. […] Acreditamos que todos os desenvolvedores devem ser livres para suportar pagamentos diretos em todos os aplicativos”

Defende a Epic Games

Google também retira o Jogo

Algumas horas após a decisão da Apple, a Google também decidiu retirar o jogo da Play Store, em sua defesa, a Google também cita a questão de pagamento por fora. Por meio de um comunicado ao The Verge, um porta-voz da Google afirmou a obrigatoriedade de utilizar o sistema de pagamento da empresa, ele ainda ressalta as políticas ‘consistentes da Google’:

“O ecossistema aberto do Android permite que os desenvolvedores distribuam apps por meio de várias lojas de aplicativos. Para desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas e mantêm a loja segura para os usuários”

Afirmou o Porta-voz da Google ao The Verge

A Epic Games até o momento, não emitiu nenhuma resposta ou nota oficial em relação a decisão do Google.

Briga com a Apple aumenta

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, se manifestou em relação a decisão da Apple, segundo ele, “A Apple não tem o direito de ficar com qualquer porcentagem da receita de qualquer empresa”:

“A Apple não tem o direito de ficar com qualquer porcentagem da receita de qualquer empresa só porque eles fizeram o telefone que as pessoas usam para acessar as coisas.”

Destacou o CEO da Epic, Tim Sweeney

A produtora do decidiu abrir um processo judicial contra a Apple alegando “práticas injustas e anticompetitivas”. No inicio da noite de ontem (13), a Epic Games lançou um Vídeo fazendo uma paródia com o comercial ‘1984’, onde a Apple criticava duramente o monopólio de suas concorrentes:

Valorant