Controvérsia no Novo Jogo de Naruto: Jogadores Suspeitam do Uso de IA na Dublagem, Gerando Críticas Multilíngues ao Áudio

O recém-lançado Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections, disponível há algumas semanas, já se encontra no centro de uma grande polêmica. Na última sexta-feira (24), usuários do X (anteriormente conhecida como Twitter) começaram a relatar que algumas vozes no áudio do jogo, tanto na versão em inglês quanto em português, estavam peculiarmente estranhas, levantando suspeitas sobre o possível uso de inteligência artificial no processo de dublagem.

Alguns jogadores decidiram conduzir testes utilizando um software capaz de identificar se um áudio foi produzido por inteligência artificial. Ao final dos testes, o programa revelou que, de fato, inteligência artificial foi empregada nas vozes do jogo.

O usuário do X @Gael080915 compartilhou um trecho de gameplay que supostamente evidenciava o uso da IA.

O criador de conteúdo Fiaspo relatou que, ao iniciar o jogo, é exibido o logotipo da empresa Azure, uma ferramenta de armazenamento na nuvem da Microsoft que inclui um serviço de geração de voz.

A dubladora de Naruto em inglês, Maile Flanagan, também comentou sobre o caso. Durante um trecho de gameplay que mostra Uzumaki Naruto e Uchiha Sasuke, o jinchuuriki da Kurama pronuncia algo que soa um tanto estranho. No entanto, Flanagan afirmou não ter gravado a fala com aquela entonação e assegurou que nenhum diretor de dublagem a instruiu a dizê-la daquela forma.

O usuário @Mar_Animation compartilhou um trecho do jogo Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 2, no qual a mesma cena é apresentada com a dublagem original, destacando a ausência de dissonância na entonação da dubladora no jogo de 2010.

Flanagan também mencionou que gravou novas falas e que ninguém além dela interpretou Naruto.

Valorant