Apple Vs Fortnite: Apple rebate acusações da Epic Games

A Briga entre a Apple e a Epic Games continua, dessa vez, a Maça rebateu as acusações da desenvolvedora do Fortnite. Por meio de um documento registrado na última sexta-feira (21), a Apple alegou que a Epic Games teria solicitado um “acordo especial” para contornar suas políticas de compras no aplicativo.

Segundo uma reportagem da emissora CNBC, o ex-vice-presidente sênior da Apple, Phil Schiller, mas ainda ligado à empresa, disse que o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, pediu “uma ‘side letter’ — uma carta paralela ou acordo paralelo — da Apple que criaria um acordo especial apenas para a Epic que mudaria fundamentalmente a maneira pela qual a Epic oferece aplicativos na plataforma iOS.”

Ainda segundo o documento a alegação da Epic Games de dano irreparável é “autoinfligida e o resultado de sua decisão de violar acordos” e que seu questionamento às políticas da App Store da Apple foi algo “orquestrado”.

A Maça ainda completa rebatendo as questões levantadas sobre monopólio, dizendo que não praticava os atos e também não teria se envolvido em comportamentos anticompetitivos e que não impediu que a Epic Games tivesse acesso a uma “instalação essencial” ou ao iOS no iPhone e iPad.

(Fonte: Reprodução/Epic Games)

Por meio do Twitter o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, disse que a declaração da Apple de que a Epic tentou obter um acordo apenas para si mesma é enganosa. Ele ainda anexou na postagem uma captura de tela de um e-mail enviado para a Apple.

“A declaração da Apple é enganosa. Isso está no meu e-mail no documento da Apple, que está disponível publicamente. Eu disse especificamente no pedido da Epic aos executivos da Apple: ‘Esperamos que a Apple também disponibilize essas opções igualmente para todos os desenvolvedores iOS…'”

Disse Tim Sweeney no Twitter

A Epic Games havia anunciado no início da última semana que a Apple encerraria sua conta de desenvolvedor e a cortaria de todas as ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac.

A desenvolvedora do Fortnite ainda anunciou que irá realizar um torneio intitulado de “Free Fortnite Cup”, que deverá premiar os jogadores com um notebook gamer Alienware ou um tablet Samsung Galaxy, além da skin ‘Tart Tycoon’.

Relembre o Caso

A Epic Games, decidiu conceder 20% de desconto permanente para os jogadores que comprarem V-Bucks – Sistema financeiro do Jogo – diretamente com ela, porém, tanto a Google quanto a Apple não gostaram muito da ideia, uma vez que, a Epic estaria contornando cerca de 30% do pagamento de taxas que seriam direcionadas tanto para Play Store quanto a App Store.

Algumas horas após a decisão da Apple, a Google também decidiu retirar o jogo da Play Store, em sua defesa, a Google também cita a questão de pagamento por fora. Por meio de um comunicado ao The Verge, um porta-voz da Google afirmou a obrigatoriedade de utilizar o sistema de pagamento da empresa, ele ainda ressalta as políticas ‘consistentes da Google’.

Valorant