Tecido de Grafeno pode ser utilizado para afastar mosquitos

O Grafeno será sem dúvidas nenhuma um grande avanço no mundo da tecnologia. A Samsung por exemplo já está testando esse mundo cheio de possibilidades e avanços, assim como outras empresas.

Basicamente o grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante e o grafite de um lápis. Porém alguns estudos científicos de pesquisadores da universidade Brown descobriu que roupas feitas com grafeno não são somente uma barreira física eficaz contra as picadas dos mosquitos, mas também alteram o seu comportamento.

O Estudo revelou que o material pode ser uma espécie de bloqueador químico que barra os sinais químicos que atraem os mosquitos. “Com o grafeno, os mosquitos nem pousavam na pele exposta – simplesmente pareciam não se importar”, afirma Cíntia Castilho, estudante brasileira de doutorado que é a principal autora da pesquisa.

“Tínhamos presumido que o grafeno seria uma barreira física à mordida pela resistência à perfuração, mas, quando vimos esses experimentos, começamos a pensar que poderia ser também uma barreira química que impedia os mosquitos de sentir que havia de fato alguém lá”

Basicamente o estudo constituía à cobrir uma parte do braço por exemplo com filmes de óxidos de grafeno cobertos com gaze e de outros apenas com gaze. Os testes realizado com aqueles cobertos com grafeno não receberam uma única picada.

Tecido de Grafeno pode ser utilizado para afastar mosquitos | Foto: Reprodução/BTC Brasil

No entanto, o óxido quando molhado se torna muito menos eficaz – exatamente no ambiente preferido pelos mosquitos, que costumam prosperar com a umidade. Os cientistas descobriram que os mosquitos eram capazes de perfurar os filmes de óxido de grafeno ao toque da água. Ainda assim, uma descoberta mais animadora mostra que o grafeno com baixo teor de oxigênio (rGO) funciona como barreira às mordidas em condições secas e úmidas. A desvantagem do rGO é que ele não é respirável, ou seja é bem provável que não se torne uma roupa especial por exemplo.

Os pesquisadores ainda esperam encontrar uma maneira de estabilizar o grafeno para que ele permaneça forte quando molhado. “Este próximo passo nos daria todos os benefícios da respirabilidade e da proteção contra mordidas”, comenta Robert Hurt, professor da Universidade Brown. Após os resultados positivos, fabricantes de equipamentos externos e eletrônicos já estão adicionando o grafeno baterias, sapatos dentre outros produtos.

Fonte/Via: Olhar Digital

Valorant