Quais os riscos de carregar o celular com um carregador genérico?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem ao ter que comprar um carregador novo para o seu smartphone. Um Carregador original da marca de seu smartphone costuma custar muito caro, como por exemplo o carregador Fast Charging da Samsung que em seu site oficial está custando R$99,00 (Noventa e nove reais).

Sabemos que muitos não querem ou não podem investir uma grana alta em um simples carregador de celular, porém usar genéricos podem trazer riscos à bateria e até mesmo à você!

Você está desesperado na rua e precisa carregar seu smartphone. A primeira opção é comprar do senhor da barraquinha, mas, no fim das contas, o dispositivo recém-adquirido pode não durar muito e ainda estragar seu telefone ou até mesmo comprometer a vida da bateria. Pelo menos é isso o que diz um especialista da área.

De fato, os carregadores originais são muito frágeis (e caros). Não é raro você comprar um aparelho (que já custa os olhos da cara) e, poucos meses depois, o carregador que o acompanhava quebrar, antes mesmo de você terminar de pagar as parcelas do smartphone.

Assim, muitas vezes, você se recusa a gastar para comprar um novo original e opta por uma réplica “baratinha”. Mas é aí que mora o perigo. Em vez de resolver o problema, você pode estar comprando outro.

Isso porque esses carregadores não oferecem a mesma segurança dos originais, podendo causar danos aos aparelhos. De acordo com a Apple, os cabos falsificados podem provocar encaixes imperfeitos, superaquecimento do conector, erros de sincronização, entre outros problemas.

Veja alguns malefícios do uso de um carregador genérico:

1 – Choques elétricos

A organização britânica Trading Standards, que faz campanhas de conscientização sobre segurança do consumidor, divulgou alguns dados preocupantes após testes com carregadores de celular. Em 2016, ela revelou que, de 400 carregadores da Apple falsificados testados, 397 falharam em quesitos básicos de segurança.

Itens comprados na internet com origem em oito países diferentes, como os Estados Unidos, China e Austrália, foram conectados a redes elétricas de alta tensão. Eles apresentaram isolamento insuficiente contra descargas elétricas. Leon Livermore, diretor executivo da organização, alertou que os riscos poderiam ser fatais.

2 – Incêndios e explosões

Já em 2016, explosões envolvendo baterias de celulares tomaram o noticiário – dessa vez, com produtos originais, levando a um recallem todo o mundo do Samsung Galaxy Note 7. No ano seguinte, a Samsung divulgou os resultados de uma auditoria que buscou as causas das explosões. Segundo a empresa, elas estavam nas deformações e problemas no isolamento de certos componentes internos, fabricados por dois fornecedores.

3 – Danificação dos componentes internos

Já foi relatado que cabos de carregamento falsos danificaram componentes internos de aparelhos. Nos dispositivos da Apple, por exemplo, um carregador pirata pode danificar uma placa lógica chamada de Chip U2 IC. Ela é responsável por controlar a porta da bateria, o botão de bloqueio e a porta USB. Com um carregador original, a peça não sofre.

4 – Prejudicar a bateria

Ao carregar seu aparelho, o carregador original entende corretamente quando a bateria está totalmente carregada e para de enviar energia para ela. Contudo, se o carregador não tem esse circuito (que é o caso dos falsificados), ele continua mandando energia para a sua bateria por todo o tempo em que estiver conectada ao carregador, fazendo com que ela perca eficiência rapidamente.

Sabendo disso é sempre bom ficar atento ao comprar um novo carregador para o seu smartphone. Um outro ponto à ser levado em consideração é verificar se novo carregador possui um selo de verificação do Inmetro.

Dicas para evitar danificar o cabo do carregador:

  • Evite enrolá-lo, caso for fazer isso, faça da maneira correta;
  • Não dobre-o muito;
  • Não armazene-o em locais com alta temperatura;
  • Use suporte para carregar seu smartphone;
  • Opte por carregador com cabo flexíveis;
  • Guarde o carregador em porta óculos por exemplo.
Valorant