Huawei: Chinesa encontra alternativa ao Google Maps

Por conta da guerra comercial, a Chinesa Huawei foi proibida de fazer acordos com empresas dos EUA, como por exemplo a Google, uma das principais fornecedoras de serviços e soluções para smartphones.

Desta forma a Huawei não pode utilizar aplicativos do Google como o Gmail, Play Store, Google Maps e até mesmo o sistema operacional (Android), nesse momento a empresa está focando em desenvolvimento para seus próximos smartphones, alguns desses desenvolvimentos focam em um sistema operacional próprio, que deverá se chamar HarmonyOS (que inclusive já foi apresentado na América latina).

Pelo fato de existir essa barreira na gigante chinesa a empresa está buscando algumas soluções, para os aplicativos a empresa já apresentou uma loja própria e inclusive está buscando incentivar desenvolvedores para trazer seus aplicativos para sua loja de apps.

Em relação ao aplicativo de Mapas/GPS a empresa conseguiu uma alternativa, a empresa assinou um acordo com a holandesa TomTom. Com a assinatura desse contrato, a Huawei pode usar o software de mapeamento, tráfego e navegação da TomTom.

A empresa holandesa possui mais de 20 anos no mercado de mapas, e já forneceu sistemas de navegação para marcas como Subaru, Nissan, Alfa Romeo e Volkswagen. Além disso, foi uma grande fabricante dos antigos aparelhos de GPS, e ela deverá ser a solução para o aplicativo do Google.

Atualmente a empresa já criou o Huawei Mobile Services, um substituto oficial para o Google Mobile Services (Produtos como o Android), que deve ser lançado junto com o Smartphone P40, em março.

Valorant