Astronautas da Nasa voltam à Terra após missão da SpaceX

Os astronautas americanos Bob Behnken e Doug Hurley, que foram enviados para a Estação Espacial Internacional na nova cápsula Crew Dragon da SpaceX em maio, desembarcaram nesse domingo (2) nas águas do Golfo do México, ao final da primeira missão tripulada da Nasa em nove anos.

Behnken e Hurley decolaram da estação orbital no sábado e retornaram à Terra, na costa de Pensacola, na Flórida, às 14h28 do horário local, depois de viajar 21 horas a bordo da cápsula “Endeavor”.

Astronautas da Nasa voltam à Terra após missão da SpaceX (Foto: Reprodução/NasaTV)

O pouso bem-sucedido foi o último grande teste da espaçonave de assinatura de Elon Musk para transportar astronautas da Estação Espacial Internacional.

“Em nome das equipes da Nasa e da SpaceX, damos boas vindas no retorno ao planeta Terra. Obrigado por voar com a SpaceX”,

Disse a missão de controle da empresa no final da viagem.

Relembre o Evento

No dia 27 de Maio, a SpaceX, empresa de Elon Musk poderá fazer história, uma vez que, será a primeira empresa privada a colocar seres humanos em órbita e deverá leva-los até a Estação Espacial Internacional. Porém, após problemas climáticos o lançamento foi adiado para o dia 30 de Maio.

Em nova tentativa, bem sucedida, os astronautas da NASA (National Aeronautics and Space Administration), Robert Behnken e Douglas Hurley serão os viajantes da primeira missão tripulada da SpaceX. O Lançamento de um foguete Falcon 9 decolará da base aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, carregando uma cápsula Crew Dragon Demo-2, construida pela SpaceX.

Bob Behnken e Doug Hurley; tripulantes da Demo-2 (Foto: Reprdução/Ndmais)

A cápsula Crew Dragon possui cerca de 8,1 metros de comprimento e 4 metros de largura, possuindo design semelhante ao das naves Apollo, que transportaram astronautas para a Lua, entre os anos de 1969 e 1972. A capacidade é para até quatro pessoas, porém nessa missão, apenas duas pessoas irão embarcar na nave.

Quem são os Tripulantes?

Bob Behnken e Doug Hurley são astronautas desde 2000, eles foram escolhidos para essa missão da SpaceX e Nasa. Ambos já voaram em missões do ônibus espacial. Hurley participou da STS-127 com o Endeavour, em 2009, e da STS-135, último voo do Atlantis, em 2011. Benhken também voou duas vezes, ambas no ônibus espacial Endeavour: na STS-123 em 2008 e na STS-130 em 2010.

Ás 15h48 foi o horário em que a Crew Dragon pousou com sucesso no oceano, após 19 horas de viagem de volta à Terra! “Obrigado pelo voo, SpaceX”, agradece a NASA.

Valorant