Aparição de Mercúrio e eclipse Lunar; confira os eventos do Mês

O Mês de junho será repleto de eventos astronômicos, desde aparição de planetas, eclipses lunares até lançamento de satélites e foguetes. A Lua em particular é uma das protagonistas aqui, uma vez que, na próxima sexta-feira (5) acontecerá um eclipse lunar penumbral, porém, o evento não poderá ser visto aqui no Brasil.

Na próxima quinta-feira (4), Mercúrio deverá aparecer no céu, o fenômeno se decorrerá em virtude do planeta estar afastado do sol em 23° no oriente, movimento chamado de elongação máxima oriental. A dica para observar o fenômeno é olhar para o horizonte oeste a partir de uma hora antes do pôr do sol e logo após ele se pôr.

Calendário Astronômico de Junho

05 de Junho – Eclipse Penunbral da Lua

Durante o fenômeno a Lua (que estará em sua fase cheia) adquire um aspecto menos brilhante do que de costume, ou seja, ela passará por uma área parcialmente iluminada da Terra, chamada de penumbra. Quando ocorrer, o satélite estará cheio e menos brilhante do que o normal. O recomendado é olhar para o céu entre às 17h e 21h

Lua de Morango (Fonte: Reprodução/Internet)

Infelizmente, o eclipse favorece a observação somente na África, no Oriente Médio, na Ásia Central e em parte da Austrália. A maior parte das Américas não conseguirá acompanhar o fenômeno, com exceção apenas da costa leste da América do Sul, onde ainda será possível observar apenas etapas finais do eclipse.

No caso de São Paulo, o horário de pico corresponde às 17h32, enquanto em Recife, na região Nordeste do Brasil, o eclipse inicia por volta das 17h14, no horário local. Em todos os casos o fenômeno vai perdurar até às 18h04.

O fenômeno deve atingir sua maior incidência às 17h51 (horário de Brasília), com direções de observação 112º leste-sudeste e altitude de 0.2º. Pelo fato da Lua estar muito próxima do horizonte nesse momento, o recomendado é ir a um ponto alto ou encontrar uma área desobstruída com vista livre para o leste-sudeste, um ponto interessante é, quanto mais escuro for o local, melhor será a visualização, portanto, evite as luzes da cidade!

08 de Junho – Conjunção da Lua com Saturno e Júpiter

O fenômeno descreve quando dois ou mais corpos celestes aparecem perto uns dos outros no céu, portanto, Isso não significa que a distância real entre eles diminui. A alteração de perspectiva é causada devido a mudança de posição entre os astros e nosso campo de observação na superfície terrestre, causando assim uma espécie de ilusão de ótica para os observadores.

A Conjunção com Júpiter deverá ocorrer por volta das 21h03. Já às 21h25, o satélite formará par com Saturno, que deve apresentar seu característico brilho amarelado no céu. O resultado de tudo isso será uma conjunção triangular.

O fenômeno deve atingir seu ponto máximo durante a madrugada, próximo das 03h, e o desfecho acontecerá às 06h20. O início do evento irá ocorrer na direção do horizonte leste, já no ponto máximo ele poderá ser observado na direção sul. Esse fenômeno poderá ser visto aqui no Brasil, e lembrando, quanto mais escuro for o local, melhor será a visualização, portanto, evite as luzes da cidade!

12 de Junho – Lua em par com Marte

Cerca de quatro dias após a conjunção com Júpiter e Saturno, dessa vez a lua fará par com Marte. Em Brasília, será possível observar o evento a partir de 00h42, quando a conjunção será constituída na direção leste do horizonte. O ponto máximo do fenômeno irá ocorrer no início da manhã, às 06h16, acima do horizonte norte, um pouco antes de desaparecer às 06h22.

Conjunção da Lua com Marte (Foto: Reprodução/IBahia)

17 de Junho – Lançamento de Foguete chinês

A China pretende lançar um foguete Long March 2D para transportar um satélite Gaofen 9 até a órbita da Terra. O satélite será usado para projetos de planejamento urbano, desenvolvimento de redes de estradas, estimativas de safras e prevenção e mitigação de desastres naturais, além de outras aplicações, o equipamento também deve contar com um sistema de observação terrestre de alta resolução.

19 de Junho – Conjunção da Lua com Vênus

A Lua estará no início de sua fase crescente, portante deve aparecer com um aspecto “afinado” no céu, a conjunção no entanto, poderá ser de difícil observação, uma vez que o satélite vai se juntar a Vênus a 18º acima do horizonte. Os astros estarão visíveis juntos a partir das 04h56 e o evento astronômico vai durar até às 06h22. Lembrando que os horários podem variar de acordo com a cidade de observação.

30 de Junho – Lançamento de Satélites da SpaceX

SpaceX deve lançar no fim do mês um foguete Falcon 9 (o mesmo utilizado em sua primeira missão tripulada) com um satélite de navegação de terceira geração abordo. O equipamento vai integrar o sistema global de posicionamento (GPS). A missão partirá da estação da força aérea Cabo Canaveral, na Flórida nos EUA.

Fontes: Space, O Tempo
Valorant