LG anuncia fim da produção global de smartphones

A LG Corporation anunciou, nesta segunda-feira (5), que não produzirá mais celulares, uma medida que deve torná-la a primeira grande marca de smartphone a se retirar completamente do mercado. O principal motivo da decisão foi uma sequência de prejuízos na área. Em nota, a empresa alega que sofreu quedas operacionais por 23 trimestres seguidos.

Com essa decisão, a empresa deixará um market share de 10% na América do Norte, onde é a marca número 3, para ser engolida por Samsung e Apple, além das gigantes chinesas, como Xiaomi e Huawei.

A medida pode impactar diretamente o emprego de 400 trabalhadores da fábrica da empresa em Taubaté (SP). A LG também possui uma fábrica em Manaus (AM), que é responsável por eletrodomésticos. A montadora que fica ao norte do país continuará com os serviços normalmente, e a fábrica que fica em São Paulo continuará a montagem de monitores.

Perdas e Prejuízos motivaram o encerramento

Em nota, a empresa alega que sofreu quedas operacionais por 23 trimestres seguidos. A divisão de smartphones da LG registrou quase seis anos de perdas, totalizando cerca de US$ 4,5 bilhões. O abandono do setor altamente competitivo permitirá que a LG se concentre em áreas de crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados e casas inteligentes.

A participação global atual da LG é de apenas 2%. Ela vendeu 23 milhões de telefones no ano passado, comparados aos 256 milhões da Samsung, de acordo com o provedor de pesquisas Counterpoint.

Suporte e atualizações de software para celulares

A empresa disse que vai oferecer suporte e atualizações de software para celulares por “um certo período de tempo” e que a regra pode variar de acordo com a região. A companhia vai levar o Android 11 para todos os aparelhos compatíveis e até pretende lançar o futuro Android 12 para alguns modelos, mas não forneceu uma lista de dispositivos contemplados.

Atualmente, a LG está lançando o Android 11 para seus dispositivos mais potentes. A lista de aparelhos contemplados inclui o LG Velvet e V60 ThinQ, enquanto modelos como G8X, K52 e K42 devem receber a atualização em breve.

Valorant