O que é a dependência emocional?

Vinda muitas vezes da criação durante a infância, a dependência emocional e suas causas variam de indivíduo para indivíduo, mas prejudica a qualidade de vida de muitas pessoas mesmo na vida adulta, já que neste caso a formação da auto estima depende de terceiros. É preciso identificar a raiz do problema. Por exemplo, os pais que protegeram demasiadamente ou deixaram de amar seus filhos podem ter os motivado a buscarem o amor em outra pessoa, até fora do núcleo familiar.

A dependência emocional é um campo pouco discutido e é uma dependência afetiva que ocorre em relacionamentos interpessoais, como familiares, amorosos e de amizades. Os indivíduos ficam subordinados, permitem que outros afetem seus sentimentos e emoções e passam a depender dessas pessoas para se sentirem felizes. É claro que a formação da auto estima é influenciada por terceiros, mas deve-se ter autonomia e filtrar quando a opinião do outro determina a identidade. A felicidade do outro deveria ser só um complemento. O relacionamento saudável entre duas pessoas deve ser recíproco e balanceado, com conversas e interesses vindos meio a meio. Assim, não se sentem forçadas a permanecerem convivendo. A sinceridade, o companheirismo e o dialogo são fundamentais em qualquer relação, evitando assim possíveis brigas.

A boa notícia é que é possível vencer essa dor e insatisfação, que geralmente acompanha transtornos do humor ou de ansiedade. A dependência emocional possui sinais de cobrança, o sufoco e de querer prender o companheiro, que não estão presente num amor duradouro e autêntico. Ninguém é obrigado a fazer do outro feliz. Se a pessoa não se ama, não é capaz de amar o outro.

Uma boa forma de por limites no amor é ir “podando” logo no inicio do namoro. Como se trata de um momento de conhecer o parceiro, uma boa indicação é estabelecer limites. A terapia, forte aliada no processo de cura, ajuda nas habilidades sociais, mas vem do indivíduo a criação do sentido e a manutenção do bem estar durante a trajetória da vida, aliás, até os psicólogos estão num processo contínuo de aprendizado e manutenção dos valores. O desejo move, já a dependência freia.

Valorant