Tudo sobre o axolote do Minecraft – Como domar, onde encontrar

Seguindo a tendência das atualizações recentes de trazer ao público a conscientização da preservação de animais raros, o Minecraft adiciona na atualização 1.17 “cavernas e penhascos” os axolotes, que na vida real são pequenas salamandras cujo habitat natural é o México e estão criticamente ameaçadas de extinção. Nas atualizações passadas, animais como tartarugas marinhas e pandas também foram adicionados.

Assim como ocorre na realidade, os axolotes são encontrados em quaisquer fontes de água subterrâneas, sendo que no jogo são vistos ao lado das lulas brilhantes nas cavernas, ravinas ou aquíferos. Eles aparecem nas seguintes variedades de cores: rosa, amarelo, castanho, ciano e azul. As quatro primeiras têm a mesma chance de serem encontradas, já a azul é bem rara, a chance de ser gerada é de uma a cada 1200.

A principal finalidade dos axolotes no jogo é auxiliar os jogadores nos combates aquáticos, já que atacam algumas outras criaturas marinhas, como peixes, lulas, afogados e guardiões. Eles podem ser especialmente úteis no combate contra os guardiões dos monumentos oceânicos, já que conseguem remover efeitos negativos dos jogadores e ainda aplicar regeneração.

Outra característica única é que quando os axolotes estiverem submersos e sendo atacados podem “fingir-se de morto” por um período curto, ocasião na qual ele regenera sua vida e impede que continue sendo ferido. Eles também precisam manter-se na água ou em contato com a chuva para sobreviverem, uma vez que, caso fiquem mais de 5 minutos foram, podem acabar levando dano.

Em relação à reprodução, os axolotes podem ser atraídos e procriados com peixes tropicais ou baldes com este mesmo tipo de peixe que pode ser encontrado nos oceanos quentes. Um axolote não pode ser domado, mas o jogador pode carregá-lo consigo em um balde, assim como os peixes. Isto ajuda a movê-lo com facilidade e retira a possibilidade dele sumir com o tempo.

*Sob supervisão de Lucas Cauã