Nasa descobre planeta do tamanho da terra em zona habitável

E nessa última segunda-feira (6) a NASA anunciou ao mundo a descoberta de um planeta do tamanho da terra em uma região habitável. A Descoberta foi feita através do satélite TESS. O Planeta está em uma localização intermediária de seu estrela, o que pode indicar a presença de água em estado liquido.

Chamado “TOI 700 d”, o planeta recém descoberto está a uma distância de 100 anos-luz , oque é considerado relativamente próximo à terra segundo o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

“O TESS foi projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e em órbita de estrelas próximas”, disse o diretor de astrofísica da NASA, Paul Hertz durante a conferência de inverno (boreal) da Sociedade Americana de Astronomia, em Honolulu, no Havaí.

“Quando corrigimos os parâmetros da estrela, os tamanhos de seus planetas foram reduzidos, e percebemos que a mais externa era do tamanho da Terra e estava na zona habitável”, afirmou Emily Gilbert, estudante da Universidade de Chicago.

A descoberta é a primeira do TESS, o satélite caçador de planetas da NASA, lançado em 2018. Além disso o TESS descobriu três planetas em órbita, chamados TOI 700b, c e d. Somente “d” está na chamada zona habitável onde pode ser encontrado água em estado liquido.

Fonte: IstoÉ